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Desempenho de dissecção: um olhar para o que torna o OnePlus 3 & 3T excelente Performers do mundo real

Para entusiastas do Android, a velocidade importa - reconhecemos que usamos nossos telefones por horas e horas todos os dias, muitas vezes em rajadas rápidas e curtas, e queremos o melhor do nosso tempo e muitas vezes caro flagships.

Surpreendentemente, são algumas das flagships menos dispendiosas que executam o melhor no mundo real - estamos falando sobre o OnePlus 3 e OnePlus 3T, os smartphones premium acessíveis que ainda conseguem embalar hardware de borda de sangramento. O pacote de processamento destes telefones deve ser suficiente para sugerir desempenho excepcional: um Snapdragon 820/1, 6GB de RAM DDR4 e até mesmo o armazenamento UFS 2.0, o único componente que tem uma atualização disponível em smartphones modernos como o Huawei Mate 9. Para todos O OnePlus 3 e 3T têm o melhor chipset e configuração de RAM que não-Samsung e não-Huawei smartphones Android pode ter neste momento no tempo, e eles vão ficar no topo até que a nova onda de início de 2017 flagship acertou o mercado.


Mas como vimos uma e outra vez, bom hardware não necessariamente levar a um excelente desempenho. De fato, vimos algumas falhas evidentes em alguns dos smartphones mais poderosos teoricamente de 2016, algo que se tornou um tipo de tradição com alguns OEMs. Deixando de lado as especificidades, sabemos que o software de um OEM e a implementação do hardware em questão podem ter um tremendo impacto no desempenho do mundo real resultante. Thermals, por exemplo, são muito importantes para o uso sustentado de smartphones, e enquanto o Snapdragon 810 está morto e enterrado há muito tempo (bem, quase), ainda vemos alguns dispositivos Snapdragon 820 aquecerem um pouco mais do que outros. Dito isto, encontramos o OnePlus 3 em particular para fazer um excelente trabalho a este respeito, por isso sabemos que, pelo menos, OnePlus aprendeu com os erros que fez com o OnePlus 2, e que o OnePlus 3 não Açougueiro seu hardware meaty através de implementações de má qualidade.


E quanto ao desempenho no mundo real? Há uma infinidade de fatores que afetam a velocidade resultante da experiência real do usuário, desde o peso do sistema operacional e bloatware até os algoritmos de escalonamento de freqüência empregados pelo OEM. Como explicamos em um editorial recente, medir o desempenho real é uma coisa difícil de fazer, mas podemos olhar para as causas objetivas - código, comportamento mensurável e design - para ter uma idéia do que faz um telefone executar (ou Aparecem para executar!) Mais rápido. Abaixo vamos explicar e demonstrar alguns dos fatores mais curiosos que ajudam o OnePlus 3 e 3T alcançar tal excelente desempenho do mundo real.

Truques de animação

Este primeiro exemplo é um tipo de ilusão, em vez de uma intrincada implementação de hardware de software. Como muitos de vocês sabem, as animações podem transmitir uma forte sensação de velocidade e fluidez para o usuário - é por isso que uma das peças mais populares de conselhos nunca dado em XDA e outras comunidades Android está definindo a velocidade de animação para x0.5 no Menu "Opções do desenvolvedor". Muitas pessoas juram que isso torna seus dispositivos "muito mais rápidos", mas na realidade, o próprio estado do aplicativo está carregando na mesma velocidade - a informação é exibida mais rapidamente, o tempo de resposta parece mais curto. Se a atividade que está sendo carregada ou processada é realmente muito simples e leva quase nenhum tempo para ser exibido completamente, então esta mudança de velocidade de animação é ainda mais eficaz. O mesmo vale para carregar aplicativos da RAM e navegação geral no aplicativo, pois essas configurações controlam tudo, desde transições de aplicativos até animações no aplicativo e a velocidade de certos elementos e menus da interface do usuário.

Os OEMs compreendem a importância das animações, com um exemplo claro sendo a HTC e seus dispositivos M8, M9 e HTC 10. O HTC M8 originalmente surpreendeu os usuários devido à sua velocidade e capacidade de resposta - é verdade que ele empregou excelente hardware para o tempo (que Snapdragon 801 mantém até hoje), mas um aspecto não tão cantada desta aparente proeza era o uso da HTC De animações. Não só eles acelerar muitas transições por padrão, mas eles flat-out removido alguns deles, como voltar para o homescreen. O OnePlus faz algo muito parecido com o OnePlus 3 e 3T, um truque que o co-fundador da empresa, Carl Pei, não é muito tímido nas entrevistas. A fim de fazer o telefone parecer mais rápido, enquanto ainda tem animações que se comportam como o próprio Android, eles adicionam um sutil fade-out para a animação de retorno homescreen, por exemplo, para tê-lo "fim" mais cedo - suavemente e sem cortes jarring - Enquanto ainda aparecendo fluido e muito comparável a um dispositivo Android Stock.

No primeiro exemplo acima, o alfa começa a mudar pouco depois que o cartão começa a se mover para baixo, enquanto permanece visível o suficiente para que o usuário subconscientemente pegar no movimento. Isso truque você para reconhecê-lo como a transição Android original (com uma mudança na velocidade vertical), mas você também vê-lo terminar mais cedo, uma vez que se desvanece antes de atingir o fundo. Esta animação é mais perceptível ao alongar as animações através das opções de desenvolvedor acima mencionadas. O mesmo efeito é aplicado ao abrir aplicações, quentes ou frias, a partir do homescreen, embora neste caso é muito mais sutil, embora não tão confinado ao início da animação, como visto no Pixel XL. Você também pode ver que a expansão da janela do Pixel XL tem uma desaceleração que faz com que ele termine após o OnePlus 3T, que mantém uma velocidade linear por toda parte. Esse último segmento da animação realmente custa ao Pixel XL alguns milisegundos extras, embora possivelmente pareça mais limpo e mais inline com as diretrizes de Design de Material.

Escala de CPU e Velocidades de Abertura de Aplicações

Este é um aspecto curioso que eu nunca vejo levantado quando se fala sobre as velocidades de abertura do aplicativo, ou desempenho geral para esse assunto, e é uma vergonha que não é dada como é interessante. Quando a Qualcomm criou os "tempos mais rápidos de lançamento de aplicativos e as interações do usuário mais ágeis e responsivas", apresentadas nos Snapdragon 820 e 821, eles não especificaram como isso foi conseguido. Na realidade, é devido a um recurso bastante inteligente que a Qualcomm disponibiliza no chip para OEMs que adquirem processadores Snapdragon 820 e 821, mas nem todos os fabricantes decidem implementá-lo ou implementá-lo da mesma maneira. Essencialmente, o OnePlus 3 e OnePlus 3T são capazes de detectar quando o Android está abrindo um aplicativo e, em seguida, rapidamente aumentar e maximizar os clockspeeds em todos os núcleos em um curto estourar, a fim de obter a velocidade de abertura mais rápida do dispositivo pode conseguir.

Isso se deve a um quadro de reforço excessivo que a Qualcomm oferece aos fabricantes de equipamentos originais, sendo que alguns deles são fontes CAF observáveis ​​e parte dela é proprietária (o que significa que eles não poderiam revelar muito a mim sobre isso) - os fabricantes de ROMs personalizados podem optar por tirar esse Fora de suas ROMs ao construir da CAF, como SultanXDA fez em favor de sua própria implementação personalizada (que também é muito inteligente e funciona bem). De acordo com a Qualcomm, não há nome público para esse recurso, e não é algo que tenha sido amplamente discutido. O OnePlus não é o único OEM a implementar isso, mas, como dito anteriormente, os OEMs podem e usam o recurso de maneira diferente. Por exemplo, o OnePlus 3 aumenta a freqüência da CPU tanto ao abrir aplicativos quanto ao carregá-los no menu recents, mas em freqüências máximas diferentes, enquanto o Google Pixel aumenta ambas as atividades nas mesmas freqüências de pico. Além disso, a abertura de aplicativos não é a única atividade "impulsionada" pela estrutura da Qualcomm: também pode tocar em processos de inicialização, eventos de rolagem e também oferece otimizações para uma melhor experiência de navegação.


O que talvez seja mais interessante é que este "modo de boost" é a única maneira pela qual o OnePlus 3T pode atingir a freqüência máxima de 2.19GHz no pequeno cluster. O OnePlus era muito conservador em sua planilha de especificações oficial, pois eles afirmam corretamente que o pequeno cluster do OnePlus 3T tem uma freqüência de pico de 1.6GHz, assim como o OnePlus 3. Isso é verdade para muitas operações do dia-a-dia, mas a Qualcomm Boost é projetado especificamente em torno de ramping a pequena freqüência de cluster do Snapdragon 821-AC para 2.19GHz ao lançar aplicativos, como confirmado para XDA pela Qualcomm. O fabricante de chips também nos informou que o Snapdragon 821-AB (encontrado no Pixel e Pixel XL) também pode acessar este "modo de boost", embora até um máximo de 2GHz no cluster de eficiência (por padrão); Curiosamente, o Pixel XL mantém conservador como mesmo neste cenário, as freqüências de pico são 2,15 GHz + 1,6 GHz.

F2FS com UFS 2.0 

Outro contribuinte freqüentemente subestimado para o excepcional desempenho do mundo real de 2016 flagship é o tipo de armazenamento que implementam, e as velocidades de leitura e escrita que alcançam. Isso ajuda em muitas operações incluindo (e especialmente) abrir aplicativos, o que significa que muitos dos testes de abertura de aplicativos famosos que você encontra no YouTube têm uma razão significativa para detalhar não apenas o processador empregado, mas também o tipo de armazenamento. O OnePlus 3 eo OnePlus 3T são dois dos muitos dispositivos que agora empregam o armazenamento UFS 2.0, em particular um chip fabricado pela Samsung. O Galaxy S6 foi o primeiro smartphone a utilizar o armazenamento UFS, o que marcou uma melhoria significativa em relação às soluções anteriores do eMMC. O padrão UFS 2.0 tem máximos teóricos mais rápidos do que uma solução típica eMMC 5.1, permite processos de leitura e gravação simultâneos e também inclui novos protocolos e métodos para reduzir ineficiências. O UFS também tem grande escalabilidade de desempenho, usa pouca energia e é otimizado para dispositivos móveis como o eMMC. As tarefas de gravação de vídeo de alta resolução e de armazenamento intensivo, bem como o carregamento de aplicativos e jogos pesados ​​são alguns dos cenários de uso que vêem benefícios tangíveis dessa solução de armazenamento.
Enquanto muitos telefones usam hoje o armazenamento UFS 2.0 (e alguns vêm mesmo com UFS 2.1), OnePlus conseguiu espremer o máximo do chip UFS 2.0 em seu OnePlus 3, mudando para F2FS começando com Android Nougat (e depois de redefinir o dispositivo, Como o switch requer formatação que comprometeria seus dados). Eles informalmente começaram a testar o recurso com suas compilações da comunidade Marshmallow, também, e é uma das razões pelas quais o OnePlus 3T (F2FS por padrão) tinha uma pequena vantagem de desempenho sobre o OnePlus 3 tanto em benchmarks de armazenamento quanto em testes de abertura de aplicativos controlados. O F2FS (Flash-Friendly File System) é um sistema de arquivos desenvolvido pela Samsung em 2013 para atender às características específicas das soluções de armazenamento baseadas em NAND, especificamente para uso em sistemas operacionais baseados em Linux. Ele emprega um sistema de arquivos com estrutura de log, que grava todas as modificações no disco sequencialmente em uma estrutura de buffer circular e é mais rápido que o padrão EXT4 tradicional na memória flash na maioria dos casos. Usuários XDA têm experimentado com isso por anos, por sinal, e você também pode reformatar sua partição de cache através do TWRP se seu kernel suportar F2FS.
Não muitos OEMs adotaram em F2FS porque ainda há problemas para resolver, mas alguns como a Motorola já tentaram em suas ROMs em larga escala, tornando o desempenho muito mais doce. Além disso, devido ao dimensionamento da CPU acima mencionado durante a abertura de aplicativos, é garantido que você tirará o máximo proveito do armazenamento UFS 2.0 porque elimina possíveis gargalos causados ​​por uma escala de frequência interativa na CPU. Analisámos as soluções de armazenamento e sistemas de ficheiros OnePlus 3 e OnePlus 3T para esclarecer alguns equívocos e descobrimos que o F2FS efectivamente fez uma diferença substancial em benchmarks sintéticos como o AndroBench, mas também uma diferença perceptível e replicável em cenários do mundo real Tais como velocidades de abertura de aplicativos e jogos, que medimos usando Discomark, coletando grandes amostras e controlando variáveis. Na época, era difícil discernir por que o desempenho do OnePlus 3T era ligeiramente superior ao OnePlus 3 (primeiros gráficos mostrados acima), mas testes adicionais com um OnePlus 3 reformatado mostraram que, sob F2FS, a diferença quase desaparece independentemente da capacidade de armazenamento , Como o chip UFS 2.0 do OnePlus não aumentou o armazenamento ao empregar chips paralelos.

O que aprendemos?

O maior takeaway desta breve exploração é o fato de que OnePlus conseguiu alcançar um desempenho superior no OnePlus 3 e 3T (em comparação com outros OEMs) apesar do fato de que seus dispositivos em grande parte empregam o mesmo hardware que outros flagship. A quantidade de RAM do OnePlus 3 não foi devidamente utilizada no lançamento, e OnePlus ainda está satisfeito com um valor de ro.sys.fw.bg_apps_limit de 32 (em vez dos 20 iniciais), que ainda é inferior ao pico de 60 alguns Mais intrépidos OEMs escolheram para os seus dispositivos de 4GB RAM. Isso coloca um limite no número de aplicativos que podem permanecer abertos a qualquer momento (lembre-se de que você pode editar esse valor se assim o desejar), o que significa que, se alguma coisa, a RAM é o aspecto em que o OnePlus 3 não usa Seu hardware em toda a extensão.
Mas, como mostramos com o exemplo de animações, o desempenho pode parecer melhorar com meros ajustes no design da experiência do usuário. Há uma abundância de exemplos ao redor, mas o projeto de UI e tipo de animação ou escolhas de velocidade, em última análise, fazer uma diferença perceptível para o usuário final; Usando animações inteligentemente não é apenas fumaça e espelhos, é uma prática de design inteligente que outras empresas como a Apple também têm explorado em grande medida, a fim de ter seus telefones aparecem melhor do que eles são. OnePlus fez uma combinação muito boa de truques de design e software de ponta para tirar o máximo proveito do hardware em muitos aspectos eo resultado é o que eu pessoalmente entendo ser o telefone mais rápido atualmente disponível (embora o Pixel e Pixel XL certamente comércio Golpes com ele quando se trata de suavidade e capacidade de resposta). Esperamos que você tenha gostado desses truques curiosos e fique atento para mais dissecções no futuro!
 
 

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